segunda-feira, 21 de março de 2016

Sobre Política e Igreja

Confesso que nunca gostei muito de política, no entanto, nos últimos anos tenho me interessado mais. Procuro sempre fazer perguntas e entender o “lado A” e o “lado B”. Sei que alguns ainda afirmam que pertencem a lado nenhum ou que preferem ficar do lado do Brasil.
Nesses anos da minha jornada como missionário e ministro da Palavra, aprendi que existe um lado certo e um errado sim! Descobri que nem tudo na vida é relativo, que absolutos existem e que o corpo de Cristo, a Igreja “universal” (nao estou falando da igreja do bispo!) é um desses absolutos.
Cristo instituiu a Igreja assim como Deus instituiu o governo humano sobre o nosso planeta (Gênesis 1:28; Romanos 13).
O governo humano (e a igreja) se corrompeu. Foi por causa do Lula? Do Moro? Da Direira? Da Esquerda? É culpa do PT? Do PSDB? STF? Ou o quê? A resposta é muito clara e está na Bíblia! "Todos pecaram, não existe nenhum justo! Nem um sequer" (Romanos 3:23)! Nem Moro nem Lula! Nem você e nem eu! Somos todos “farinha do mesmo saco” ou “pó da mesma terra” se preferir. Quem é a causa dos problemas e das crises no governo? Pessoas! Seres humanos! Pecadores! Tire todos os humanos da Terra e você terá um paraiso!
A solução para a política brasileira é Jesus! Assim como a solução para a igreja brasileira é Jesus!
Creio que um líder, seja ele na política ou ministério cristão deve ter algumas características. Quero nomear apenas três delas.
1. PARTICIPAÇÃO:
Um líder que faz diferença precisa estar incorporado ao meio que ele deseja mudar. Para liderar um país você precisa estár lá, fazer política e viver isso!
Para liderar a igreja você precisa fazer parte da igreja, ou seja, ser nascido de novo, ser discípulo, seguidor e participante do corpo de Cristo na Terra! Você precisa fazer parte do Reino de Deus.
2. INFORMAÇÃO:
Não adianta somente ter boa intenção. É necessário conhecimento, estudo (formal e informal), informação sobre o país, política, história, formação intelectual e trabalho duro para quem quer governar!
Em relação a igreja é a mesma coisa: Seminário, cursos, mestrado, doutorado, conferências, auto-didatismo (nem sei se essa palavra existe!) ou seja lá o que for. Um ministro precisa estudar, conhecer a Bíblia, a Teologia, a História da Igreja. É necessário conhecimento intelectual (de Jesus) assim como conhecimento pessoal do Salvador.
3. TRANSFORMAÇÃO:
Um líder precisa estar disposto a mudar, a ser transformado, pensar diferente, reconhecer erros e influenciar pessoas. O papel de um político deveria ser transformar nosso país em um lugar melhor mas também ter uma transformação contínua em direção a excelência (que a propósito, não é um absoluto! Apenas o Senhor Jesus foi totalmente excelente.)
Para um líder da Igreja de Cristo, transformação é algo ainda maior e mais poderoso (pois conta com o elemento sobrenatural do Espírito Santo!). Um ministro de Deus deve estar em constante transformação (é o que a teologia chama de santificação).
A busca por excelência no ministério e na vida pessoal é característica fundamental de um líder da igreja de Cristo.
Nesse momento nosso país passa por uma crise muito grande. Líderes precisam surgir no contexto político e líderes precisam surgir na igreja.
Tenho certeza que você tem clamado a Deus pelo nosso país. Que tal orar pela Igreja do Senhor no nosso Brasil também?
Meu desejo é ser agente de transformação, no país e na Igreja. Deus me chamou para abençoar a Igreja e assim ser benção na nossa nação pois esse é papel essencial da mesma.
Você pode se juntar a mim orando por líderes que tenham Participação, Informação e busquem constante Transformação?
             Você quer ser um desses líderes? Eu quero!

Nenhum comentário: